quantos indecisos andam agora por aqui

Monday, November 22, 2010

manifesto contra quem não sabe estar num cinema

quando uma pessoa vai ao cinema ver um filme de terror é porque sabe mais ou menos o que a espera. quando vai ao cinema ver o sétimo filme de uma saga é porque sabe que houve outros seis filmes do mesmo género e que aquilo é a continuação ou explicação de um enredo. 

eu vou ao cinema ver um filme de terror porque gosto de ser surpreendida e vou ver o sétimo filme de uma saga porque quero saber mais e manter-me a par. sei que vou ver muito xarope de milho com corante vermelho - ou seja como for que imitam o sangue hoje em dia - e vou apanhar sustos. porque, surpresa das surpresas!, comprei um bilhete para ver um filme de terror.

mas acontece que há pessoas, coitadinhas, inocentes que são, que não sabem o que as espera. vão ver um filme de terror, com fama de ser violento, porque foram arrastadas por alguém ou pensaram que o cartaz era uma simples manobra de marketing ou algo assim, e depois não sabem de que terra são quando aquilo começa logo com uma cena de fazer ranger os dentes. é que só pode ser essa a explicação. e depois essas mesmas pessoas decidem que o melhor a fazer enquanto o filme decorre é conversar com a pessoa do lado.

por outro lado, eu vou ao cinema ver um filme de terror, mesmo sabendo que já o podia ter visto em casa através de métodos ilícitos de obtenção do dito filme, porque quero optimizar a minha experiência. eu gosto de ser surpreendida, de sentir as palmas a suar, de ranger os dentes para não soltar aquele gritinho, que entretanto morre na garganta. não vou ao cinema para ouvir a fulana do meu lado a explicar à fulana do seu lado que aquele é o mau, que se descobriu há muito tempo que é o mau, e que tem uma mente psicopata e que não tem medo da dor e mais não sei quê. também não vou ao cinema para sentir os joelhos do rapaz atrás de mim a roçarem nas minhas costas, como se não houvesse um encosto entre nós. e muito menos vou ao cinema para ouvir a mulher ao lado do homem atrás de mim perguntar "oh não, o que é que ele vai fazer?!", porque fui ali para isso mesmo, para ver o que o homem fará naquela situação. para ver e ouvir. 

às vezes, nos filmes de terror há aqueles momentos de silêncio em que apenas se ouve uma respiração ou então cenas assim acompanhadas de uma música de fundo. chama-se suspense. mas acontece que com gente que fala pelos cotovelos num tom de voz que seria mais próprio de uma conversa de café esse suspense perde o efeito. 

a conclusão é simples: hoje em dia ir ao cinema é sinónimo de ver um filme às postas e ainda ouvir conversas paralelas. somos a geração do multitasking eu sei. mas eu só paguei o bilhete, portanto quero ver o filme. pode ser?

[notas soltas: as pessoas devem pensar que deixar as pipocas cair no chão vai fazer com que as pipocas do seu pacote se multipliquem; há também pessoas que devem achar que o cinema não devia estar às escuras, então sacam do telemóvel e põem-se a enviar mensagens; há ainda outras que vão ao cinema à meia-noite para ver um filme de quase três horas e reclamam que no dia seguinte têm que se levantar às seis da manhã - são pessoas que não têm olhos na cara para ver a duração dos filmes ou que foram ameaçadas de morte para entrarem no cinema àquelas horas]


"happiness is a sad song..."

9 comments:

Anonymous said...

Интересная новость, как долго ожидать поступление нового материала и вообще стоит ждать ?

Anonymous said...

go away spammers!

Only Me said...

lol!
Já me aconteceu com outros filmes, porque é que as pessoas vão ao cinema se não querem ver os filmes??

Beijinhos Luna

Anonymous said...

Subscrevo este manifesto. As salas de cinema são um espelho da sociedade actual: um bando de selvagens que não se sabem comportar.

Às vezes penso duas vezes antes de ir ver um filme ao cinema...

Beijo meu*

Anonymous said...

querida capuchino... digo, cappuccino =)
i wish i knew. às vezes tenho a impressão de que as pessoas vão ao cinema só para chatear os cinéfilos convictos.
beijinho*

anónimo,
lá fora e cá dentro, é tudo uma selva...

lampâda mervelha said...

Cinema por aqui:

- 2€ o bilhete
- Em média, uns 10% das cadeira ocupadas (e já é uma estimativa por alto)
- Não há várias sessões. Terças, Sextas e Domingos. Uma vez por outra umas matinés.
- Nada de pipocas, sumos, pastilhame e telemoveis.

Desvantagens:
- Vês os filmes atrasados com 2 meses.

- O filme chega, por vezes, com alguns cortes manhosos. Lembro-me do Magnólia e da falta de uns 15 minutos de filme.

Anonymous said...

vantagens:
- pode-se fazer "pause" para ir buscar mais sumos ao frigorífico
- pode-se adormecer sem ser acordado

eu gosto =)

Sara non c'e said...

Pessoas... como eu odeio pessoas... ó gente que cada vez está mais egoísta!

Anonymous said...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel