quantos indecisos andam agora por aqui

Tuesday, December 12, 2006

É justo??

Cheguei seriamente a considerar a hipótese de ir dormir e esquecer o estudo.

Mas a pressão da culpa é demasiado forte e assim que fechei o livro de apontamentos (de rádio), senti que devia tentar ignorar o sono que insiste em puxar-me as pálpebras para baixo, como um diabrete, e que devia tentar pelo menos mais um pouco.

É estranho que, por vezes, nos sentimos constrangidos a fazer aquilo que mais nos apetece por força de algo que se nos impõe.

Hoje sinto-me irritada pela injustiça de tudo isto.

Para começar estou num curso de jornalismo e ciências da comunicação. E, no entanto, parece-me que se dá demasiada prioridade a cadeiras que não vão ser tão úteis a quem, de facto, pretende seguir a vertente de jornalismo. Tipo, CDI (Comunicações Digitais e Internet) e Design. Não é que não sejam importantes. Até são bastante. Mas serão mais importantes a ponto de se sobreporem a outras cadeiras como televisão, rádio, online, imprensa? No entanto, aqui estamos todos nós (refiro-me à turma em si) atarefados com um site e uma base de dados para fazer, um outro tanto de trabalhos de design, e nem sequer temos cabeça (quanto mais tempo) para pensar em estudar. É claro que muitas vezes se junta uma certa dose de “preguicite” que nos atacou durante o trabalho. Mas não somos de ferro, pois não?

Temos de nos manter actualizados. Ver notícias na televisão, ler jornais. No entanto, o excesso de trabalhos obriga-nos a cortar nas horas de sono. De que muitas vezes não prescindimos para consumir notícias.

Temos de saber um pouco de tudo. Mas onde está o tempo para se ler um bom livro, ver-se um bom filme no cinema, visitar monumentos, exposições, galerias? Está todo no caixote de lixo de minutos gastos em frente a um computador, a “stressar” com trabalhos.

Não será injustiça?

E pronto, agora vou estudar rádio. Como sempre, as notas vão ser miseráveis, excepto para aqueles que conseguiram organizar muito bem o seu tempinho e esmifraram todos os segundos, como se espremessem sumo. Nós, míseros e comuns mortais temos de nos contentar com umas poucas horas de sono e o cansaço de dias anteriores acumulados sob as pálpebras, e insuficiente tempo de estudo.

(E eu aqui a perder tempo a escrever isto… O_o)

1 comment:

Anonymous said...

Há muita injustiça neste mundo!