quantos indecisos andam agora por aqui

Sunday, May 17, 2009

Estado de espírito

Há muito tempo que não leio um livro que me deixe nostálgica. Ou empolgada, ou arrepiada, ou chorosa, ou saudosa, ou com a sensação de que ainda há bons autores. Fico-me pelas obras clássicas, que nunca passam de moda e que não fazem senão angariar novos leitores a par dos que há muito se renderam a esse tipo de escrita(s).

De vez em quando vou tentando. Pego num livro com a capa moderna e cheia de gráficos, de aspecto tão novo como o seu autor, e sento-me para lhe dar a oportunidade de me surpreender. E acabo sempre desiludida. Com vontade de mais. Ou de menos.

Sinto falta de livros que me deixem acordada até ao amanhecer, por estar a lê-los ou a pensar na sua estória, este ou aquele pedaço de uma vida que se calhar nem existiu, este ou aquele pensamento que se cravou em mim, esta ou aquela passagem que me fez lembrar alguma coisa. Livros assim deixam um sabor doce na boca, fazem festas na alma, deixam-nos a sorrir sem darmos por isso.

Se calhar sou é demasiado exigente.

"Happiness is a sad song..."

3 comments:

By myself said...

Um livro muito bem escrito, cujo tema se não fosse tratado com humor, seria trágico, é uma boa receita para fugir ao peso de outras leituras.
Li há dias "Uma conspiração de estúpidos" de John Kennedy Toole e recomendo.

Jinhos

Sandra said...

aiiii, tou a ler um lindo!
"Uma villa em Italia" :p * siga

aquelabruxa said...

quais foram os livros de que mais gostaste?