quantos indecisos andam agora por aqui

Thursday, September 23, 2010

dez anos depois

 foto roubada da Sara


então foi assim, eu tinha as pernas cansadas da viagem de mais de três horas, do trânsito que nos deu as boas-vindas à chegada e desiludida com o ar encardido da cidade. realmente só mesmo eu candidatar-me a uma universidade quase na outra ponta do país e sem sequer a conhecer! eu pensava, na minha ignorância, que o Porto era aquela coisa bonita que se vê em Vila Nova de Gaia, que é isso que mostram nas excursões. as pontes e o rio todo giro, o sotaque, a comida caseira.

depois fui ter ao pólo errado. acontece que jornalismo e ciências da comunicação, hoje ciências da comunicação: jornalismo, assessoria, multimédia ('coolmente' chamado ccjam) era noutro sítio, um edifício velho, de pintura a descascar e musgo nas paredes, mesmo junto ao edifício da faculdade de direito, tão linda, branquinha, a cheirar a nova (por momentos pensei que seria aí que funcionavam as instalações de jornalismo, que inocente era eu).

mas algo mudou. primeiro a saudação do querido Sr. Coelho (tenho saudades de o visitar na sua "toca" e de deixar lá o meu saco de viagem, quando vinha directamente para casa depois das aulas), depois a séria Ana Paula na secretaria, que revirou os olhos quando lhe disse que pensava que ia ter aulas na faculdade de letras, depois encontrar alguém da praxe e dar o meu nome relutantemente, depois passear pela cidade e alugar logo um quarto, tentar adivinhar o resto dos meus quatro anos (que se transformaram em três e tal) por aquelas ruas. e depois voltar para Lisboa e aguardar o início do ano lectivo enquanto fazia as trouxas.

e agora a faculdade fez dez anos, está remodelada, com novas pessoas, futuros jornalistas e assessores e multimédicos, mas por lá continuam os professores, os funcionários e os sítios. as ilhas de rádio, para onde íamos entre aulas fazer trabalhos e acabávamos em palhaçadas, o JPN onde passei três meses a escrever notícias online e a rir-me das manifestações vocais do Pedro Rios e a escapar-me para os ensaios de imprensa dos teatros para ver e fotografar peças em primeira mão, a cafetaria onde pedíamos torradas e deixávamos as partes do meio para o fim, a biblioteca ainda tão vazia, as salas de computadores (com que então agora há mais mac's?!) e aquelas aulas de que não me esqueço: inventar entrevistas com pessoas famosas e títulos bombásticos em certas aulas de imprensa; filmar cenas altamente embaraçantes para mim, que implicavam vestir-me de forma esquisita e ou cómica e fazer certos gestos e expressões; aquelas outras aulas a olhar para o computador e a) a cabeça constantemente a descair para cima do teclado b) ficar a olhar para o ecrã, para um programa qualquer que para mim era chinês, e perguntar para mim própria "erm... estou em jornalismo?";

e as amizades, aquelas pessoas com quem partilhei embaraços - ai os directos de televisão e ter que decorar um texto e dizer em frente a um espelho! - e bons momentos, em cafés e esplanadas a desabafar sobre o futuro, à noite em bares a descomprimir, em casa a fazer trabalhos, as pessoas que se foram conhecendo ao longo do curso e aqueles que se conheceram melhor depois e aqueles de que sente tanto a falta e pronto... estou nostálgica.

chega destas coisas. parabéns ccjam! (espero que não formes muitos mais, que não há espaço sequer para todos os que já formaste, hum?)


"happiness is a sad song..."

2 comments:

vyrushack said...

Tempos passados... dão sempre saudades.
Parabéns ccjam, que contes muitos.

bjt

Sara non c'e said...

ai, as saudades... já sabemos que é assim: estamos lá, resmungamos, dizemos que nunca mais acaba, e quando acaba queriamos poder voltar atrás. Espero que tenhas mudado de ideia em relação ao Porto :)) a toca do sr. coelho! e tantas vezes ele me guardou o saco dos treinos na sua toca lá dentro de jcc. Uma vez entrei lá e ele tava-se a vestir LOL. Ele chamava-me prima ou sobrinha ou assim!

Quanto ao café, a repetir seguramente! Este fim-de-semana vou ao Porto, mas eu digo coisdas. Diz tu também quando vieres a lisboa :)

Beijo!