quantos indecisos andam agora por aqui

Saturday, June 20, 2009

do cinema III


Era uma vez um menino de oito anos que pertencia a uma raça que se achava superior, filho de um pai que era soldado ao cargo dessa mórbida utopia de nome nazismo e que se mudou para o campo em plena II guerra mundial. Aí descobriu que da janela do seu quarto podia ver uma "quinta" onde toda a gente se vestia com "pijamas" às riscas - para os adultos, um campo de trabalho pejado de judeus. Foi aí que ele conheceu um menino da mesma idade que ele, com quem travou amizade, apesar das diferenças raciais que, no fundo, não eram assim tão importantes para que se dessem bem.

Não vou contar mais.

Este filme fala sobre a perda da inocência, da injustiça, da guerra, da ingenuidade, da história e vai deixando pormenores que nos fazem pensar em coisas muito maiores. Eu já estava preparada para um final pouco feliz porque, afinal, filmes que retratem esta época e que envolvem crianças só prometem finais assim. E fiz força para não chorar e tentei pensar em coisas bonitas e tudo isso. Mas é impossível. Mal posso esperar por ler o livro que, segundo me disseram, é para crianças. Se não estou enganada, este deve ser um dos poucos livros que fala do Holocausto à camada mais jovem. Já não era sem tempo.

O filme fez-me pensar em várias coisas e trouxe para a superfície toda a lamechice que há em mim: as crianças andam tão iludidas com o mundo!; os adultos nunca deviam deixar de ser crianças; não deviam existir adultos, porque eles só têm ideias estúpidas tipo criar conflitos onde eles não existem; se não tivessem ocorrido estas catástrofes tão pouco naturais, não teríamos chegado onde chegámos...mas isso é bom?, pergunto eu; o sofrimento, de qualquer tipo, infligido é vergonhoso; o nazismo foi/é um grande monstro; o mundo devia ser comandado por crianças.

Nota: ver este filme sem um pacote de lenços de papel ao lado é um grande erro.

[quando não tenho sobre o que escrever, escrevo sobre filmes que já vi]

"Happiness is a sad song..."

2 comments:

Sandra said...

É LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!



:'''''||||| *

Anonymous said...

Poijé =)