quantos indecisos andam agora por aqui

Sunday, June 28, 2009

dos domingos II

Os domingos também são dias sentimentais, especialmente se os passamos de pijama, do princípio ao fim, a fazer coisas que se fazem tipicamente em invernos frios. E não é que esteve frio? E choveu? E eu cheia de sono. E a casa vazia.

Domingos são dias sentimentais, especialmente se temos de nos despedir de alguém, mesmo que saibamos que a ausência não vai ser muito demorada. Quando se gosta muito de uma pessoa, não existe essa coisa de pouco tempo, porque tudo o que implique saudades já é muito e dói. Ou se calhar eu é que sou uma exagerada. É bem provável. Sou o tipo de pessoa que não lida muito bem com tudo o que implique qualquer tipo de sofrimento [mais comummente apelidada de piegas].

Na verdade, saudades são uma coisa estranha. Estamos convencidos de que temos saudades quando, no fundo, é ela que nos tem. Ela apodera-se de nós e sufoca-nos a alma, comprime-nos o coração e, às vezes pode chegar a cortar a respiração. Para mim, saudade não é solidão, como indica a origem latina da palavra, mas sim ausência. Podemos estar rodeados de pessoas, mas há sempre alguma coisa que falta, como se faltasse uma única peça do puzzle. É isso a saudade.

A saudade é uma coisa estranha pelo seu antagonismo. É que, sendo ausência, é por isso também, uma presença constante. Citando um dos meus cantores preferidos, Damien Rice, a saudade é qualquer coisa como "drinking from an empty glass"*.

Eu bem sei que a saudade não se mede. Mas se houvesse uma escala, eu com certeza já teria atingido o limite. É que estou cheia de saudades, só de saber a distância que nos separa. Arriverdeci, my love. Volta depressa.

*The animals were gone, Album "9"

"Happiness is a sad song..."

10 comments:

Sandra said...

Oh minha queridjinha, essa pessoa vai voltar rapidamente e tu não te preocupes :D hehe. aí poderão matar todas as saudades, TMI TMI TMI TMI TMI :| :| juas juas juas :D


Hehe, estou sempre aqui, gémea mais exagerada, esquisita, tarada e genial do mundo!!!

JUASSSSSSSSS *

Anonymous said...

Bigado =) sou mesmo exagerada e esquisita...mas tarada e genial? Hum... acho que não =b

Senhor das Chaves said...

Ainda bem que so es sentimental aos domingos. Assim, nos outros dias podes ser tudo o resto lol

Ja estas acordada? Pensei que dormias de dia e escrevias os artigos em piramide à noite :op

Baci :o)

Anonymous said...

Eu sou mais sentimental aos domingos...nos outros dias sou mais moderada, porque tenho outras coisas para fazer e não dá jeito ter os sentimentos a interferir =)

Não tenho a certeza se já estarei acordada. Mas eu praticamente não durmo, por isso é normal que haja períodos do dia em que acabe por dormir com os olhos abertos.

Baci*

L. said...

Não estou habituado a estas demonstrações públicas de amor ou lá o que é isso. Querida Luna, já não te conheço. Mas acho que seja lá o que for, fez-te muito bem. Escreves melhor assim para o apaixonada =) chamo a isso "síndrome de Shakespeare"...

beijo meu*

Senhor das Chaves said...

Mas, apesar de conseguires dormir e estar acordada ao mesmo tempo, espero que o dia de ti esteja a correr bem :o)

Todos os dias sao bons para se ser sentimental. E as noites tambem :op

Anonymous said...

L.,
então eu tenho um síndrome? sempre quis ter um. e agora o que faço com ele? deixa de ser assim, é claro que ainda me conheces!

Senhor das Chaves,
o dia podia estar a correr melhor, se não fossem as tais saudades... como está a correr o teu?
acho que prefiro ser sentimental à noite, especialmente quando já está tudo a dormir =)

Senhor das Chaves said...

O meu dia está a correr bem, apesar do facto de ser segunda feira e só me apetecer dormir :o)

Quando eu for gente importante, vou obrigar a que nenhuma semana tenha segundas feiras...

Toma um abraço para ver se as saudades passam mais rapidamente :o)

Anonymous said...

detesto segundas-feiras...hoje é feriado em Sintra, é o que vale. quando fores gente importante faz com que o fim-de-semana tenha 3 dias, se faz favor =b

abraço back*

Liliana Carvalho Lopes said...

Ser sentimental só é mau para nós próprios... :(
Digo eu, falando na primeira pessoa...