lembro-me que ainda estava a dar os primeiros passos nisto de fazer perguntas e não confiava no gravador que levava. era de manhã e subir aquela quase colina tirou-me o fôlego, estava frio e aquela rua era praticamente deserta. quando cheguei, ele ainda dormia e eu esperei pacientemente no escritório, perto da salamandra, com o caderno preso às mãos e o olhar fixo em algumas gravuras. depois veio, com um tufo de barba por fazer e os olhos bem despertos. e assim começou uma conversa. sim, acabou por ser uma conversa, qualquer coisa como toma-lá-dá-cá que se prolongou pela manhã e terminou comigo a levar três grandes livros debaixo do braço e um convite para aparecer quando estivessem concluídas as obras daquela fundação, para ler poesia no café-bar ou conversar com gente da nossa laia.
às vezes dizemos o nome dos artistas e não salta nada à memória. mas se disser que José Rodrigues é o autor do cubo da Ribeira do Porto já oiço "ahs" de espanto. e por que me lembrei eu deste escultor? porque soube que "O Sonho da Humanidade" ainda não foi reposto na Foz do Douro quando estava previsto que o seria em final de Março. isto depois de um ano atribulado em que se chegou a desconhecer o seu paradeiro - uma obra que tem seis metros de altura e três toneladas de peso. eu chamo a isto falta de respeito. até para com o sítio onde estava a escultura, já para não falar para com o autor da obra.
"happiness is a sad song..."
4 comments:
Concordo plenamente, mas infelizmente, é o país que temos... As artes ficam sempre para trás e civismo é esquecido pelas ruelas...
Beijinhos Luna
Ainda estou à espera que me emprestes pelo menos um dos livros. E que escrevas daquelas textos quilométricos também. Isto anda muito parado e eu ando com demasiado tempo livre.
Não há dúvida de que devem ter derretido a escultura, que era em bronze. Três toneladas é obra. Muahaha.
Beijo meu*
Desta vez fiquei a pensar com o que escreveste!!!
Ao terminar as primeiras linhas já estava a visualizar a salinha/escritório e soube logo do que falavas... Ah... bons tempos!
Beijinhos :)*
Post a Comment