quantos indecisos andam agora por aqui

Friday, June 04, 2010

 



mesmo em dias de sol abafado há uma neblina que nos envolve. em Sintra. uma claridade obscura, uma obscuridade clara que fere os olhos e os obriga a pousar em maravilhas arquitectónicas ou em raridades botânicas. agora há cachecóis coloridos em cotos de árvores e muitos turistas de pernas à mostra e os pêlos dos braços arrepiados. este sol daqui engana, especialmente no sopé da serra. hoje era dia para fazer gazeta e aproveitar a sombra para nos sentarmos num qualquer banco, comprar pevides e chegar a meio do livro que já ostenta vincos na lombada e marcas de andar na mala atafulhada. Moon Palace, ou Palácio da Lua é um título mesmo a propósito para se ler neste Monte. da Lua. será que Paul Auster conhece Sintra? imagino-o a deambular por aí, com um bloco de notas - um Moleskine A5 de capa preta de páginas lisas - e uma caneta daquelas de tinta preta daquela que flui assim que se coloca a ponta no papel.

hoje parece uma quinta-feira repetida e é estranho ter pausas assim a meio da semana e depois um dia de trabalho e depois outra pausa de dois dias. não sou muito de pausas, prefiro slow motions. às vezes deixo os pensamentos em fast rewind e transformo horas em viagens ao passado, quando ainda não conhecia bem Sintra e íamos em bando à vila comprar travesseiros e sumos e nos púnhamos a experimentar uma máquina fotográfica que eu tinha, que por um defeito qualquer queimava as extremidades das fotos como uma moldura - só guardei algumas, as outras apanharam chuva e estragaram-se. Sintra é a minha Memory Lane. um vívido álbum de memórias em muitos recantos.


"happiness is a sad song..."

4 comments:

Anonymous said...

Não, o Paul Auster imagino de cigarro na boca e um livro de Wittgenstein na mão ou outro daqueles autores tipo Raleigh. Mas não posso falar muito, que só li o Invisible dele.

Um dia que tires um curso de fotógrafa ninguém te pára, sabes? Tornas-te o supra-sumo do jornalismo.

Já gastei três Moleskines fininhos, sabias? Escritos com uma caneta que escreve assim.

Estou a gostar das actualizações. Que bicho te mordeu???


Beijo meu*

Anonymous said...

no Moon Palace ele fala de Raleigh. "My brains are boken".

curso de fotografia é tipo um curso técnico de bom gosto. por enquanto dispenso.

e o bicho chama-se inspiração súbita.

muah*

Anonymous said...

Sintra... para mim talvez a mais bela Vila de Portugal... cheia de mistérios e encantos.
Sim, já visitei Sintra de uma ponta à outra e posso dizer que é um dos meus lugares preferidos!!!

Only Me said...

Adorei o teu texto Luna, está mesmo perfeito e descreve Sintra tão bem.. Por acaso tenho saudades de lá ir passar os fins de semana...

Beijinhos querida