entrevista a Hélder Bastos, com quem tive aulas de jornalismo online e imprensa na faculdade, no Jornal de Notícias:
"O problema é que as empresas querem que os jornalistas sejam um canivete suíço. Mas acreditar que todos os jornalistas podem fazer tudo ao mesmo tempo é um erro. O jornalista deve estar preparado para, em certas circunstâncias, ser capaz de fazer tudo - escrever, gravar, fotografar, filmar, montar, etc-, o que é diferente."
"O problema está nas vistas curtas com que muitas vezes a gestão empresarial é feita. E isso tem-se acentuado nos últimos anos. Há uma gestão demasiadamente financeira e económica das redacções, sem se perceber a especificidade do trabalho jornalístico. Muitas vezes, as redacções e os jornalistas tradicionais não são bem enquadrados, nem sequer o valor acrescentado que representa a sua produção. As empresas só querem saber como cortar custos e esse tem sido o grande problema estratégico. Faz-me lembrar um colega espanhol, que diz: 'Se voce é dono de uma pizzaria e está a perder clientes, não vai diminuir o tamanho da pizza, certo? Você vai aumentar o tamanho da pizza e contratar um bom chef para aumentar a qualidade do seu produto. Ora, as empresas estão a perder clientes e, ainda por cima, estão a diminuir o tamanho das pizzas, a despedir jornalistas e a não contratar chefs decentes.' É uma metáfora muito certeira. E é paradoxal. Desinveste-se na qualidade e aposta-se na distribuição de mini pizzas (últimas horas), criando a ilusão de que isso é sustentavel a médio, longo prazo. Esta obsessão pelos custos percebe-se, mas ela pode ser o grande equívoco das empresas. Perde-se a noção de que é necessário vender um produto de qualidade quando não se consegue sequer identificar o que é um produto de qualidade."
se já senti tudo isto na pele? se já. já fui canivete suíço, já fiz de tudo, até do que não gostava e até do que não tive formação para fazer, já percebi que o que interessa é sempre o mesmo: lucro sem olhar a meios; já vi diminuirem o tamanho das pizzas, já vi mais por menos, já saí do sítio em que estava porque era preciso um chef que soubesse apostar em mini pizzas praticamente sem tomate e sem queijo, já vi que um curso superior não é tido como um alicerce para um bom trabalho mas como uma despesa desnecessária. hoje em dia e principalmente em meios pequenos não se investe na qualidade da informação e muito menos na melhoria, tenta-se fazer bons produtos com os mesmos meios de sempre e esperam-se milagres. eu cá não comprava um produto que não fosse de qualidade porque de mini pizzas está a internet cheia. e para ler algumas coisas que são publicadas em jornais, antes preferia ler blogues - são cada vez mais completos, mantêm uma perspectiva sociológica muito interessante e nós sabemos para o que vamos, o que faz com que, por vezes, haja surpresas positivas. nos jornais que se contentam com diminuir as pizzas normalmente não há conteúdo, não há informação de valor e não há rigor. nem sequer há bom português, quanto mais. o que há é pequenez de espírito e mediocridade.
"happiness is a sad song..."
4 comments:
Se há decisão acertada foi essa tua de não aceitares propostas indecentes. Foi o que disseste na altura, se for trabalhar para aquecer, mais vale aquecermo-nos a nós próprios do que andar a fazer mais por menos.
O problema são os leitores. Que ficam sem um produto de qualidade por mini pizzas que nem sabor têm. Paciência...
Não te preocupes. A julgar pela tua escrita não precisas de ser uma chef que engana os clientes ;)
beijo meu*
A incompetência dirige o mundo (quase todo), a comunicação social é só mais um grupo que também padece de muitas falhas. Felizmente de vez enquanto lá apanham alguns talentos, também apanharão o teu com toda a certeza.
Bjt
Melhor metáfora de sempre!
Já tinha lido a entrevista e não podia concordar mais, com o nosso querido professor e contigo.
O que me alegra é que a coisa está tão má que só pode melhorar daqui para a frente*
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