eu sou aquele tipo de pessoa que gosta de passar uma manhã na cozinha a reinventar as receitas que tenho no meu caderninho ou a usar a imaginação para fazer qualquer coisa nova. também sou aquele tipo de pessoa que não acredita nos produtos químicos e refeições prontas e prefere fazer tudo em casa. como é o caso desta pseudo-tarte (não sei que mais lhe hei-de chamar) que começou com farinha, água, gordura vegetal e gemas e, enquanto isso, foi sendo planeada como uma possível tarte de tudo-o-que-tenho-no-frigorífico-e-que-combina-com-massa-folhada, a começar com courgettes (abobrinha em português do Brasil e zucchinis em anglo-saxónico).
juntei-lhe um refogado de tomate, cebola e alho e pedacinhos de ervas aromáticas que combinam com atum e grãozinhos de pimenta preta, que espalharam um perfume ajardinado por toda a casa.
acrescentei meia lata de milho a sobrar no frigorífico e uns quantos palitos de delícias do mar que restavam no congelador, enquanto pensava em como terminar em grande.
e aí lembrei-me de que gosto de ciclos, por isso, terminei como comecei: com courgettes. mas depois lembrei-me de uma bola de mozzarela de búfala escondida por entre os legumes da prateleira de baixo do frigorífico e pensei "por que não?". Para rematar, cobertura de ovo com um pingo de natas, um pouco mais de pimenta, orégãos e ervas provençais.
o resultado final foi uma travessa quase vazia entre cinco pessoas e muitas expressões de contentamento (ou talvez isso tivesse sido do vinho). já referi o quanto gosto de cozinhar? e de cozinhar para pessoas especiais?
para sobremesa, docinhos, que inventei num dia em que estava inspirada: cobertura de chocolate preto a esconder um núcleo de côco doce aromatizado com baunilha. perfeitos com café e dois dedos de conversa sobre livros que nos vieram à memória.
nota: por favor, não peçam receitas que eu faço tudo a olho, logo só posso receitar os ingredientes.
"Happiness is a sad song..."
4 comments:
Já te disse que és a anfitriã perfeita? E já te disse que és a melhor cozinheira que conheço? (juro-te, nem a minha mãe cozinha assim). E já te disse que és a minha escritora preferida?
Já te disse que gosto de ti? Pois, também não vou dizer, que isto é um sítio muito público =b
Beijo meu, fã dos docinhos de côco perfeitos*
Aaaaaai que bom aspecto!!! Não te conhecia essa faceta...
Só pelo aspecto até apetece comer. Só tirava as ditas delícias do mar (nao me dou bem com marisco e afins). E a sobremesa também parece óptima.
Bjs :D
se soubesses a sopinha que comi ao almoço -.- -.- -.-
JUAS JUAS JUAS tbem quero :P *
Post a Comment